quinta-feira, 28 de abril de 2011

AGORA OU NUNCA.


Venho de uma longa caminhada, contra o exesso de peso, e nesta caminhada o efeito sanfona anda de braços dados comigo. Muitas foram às tentativas de perda de peso que resultaram em fracassos. Quem tem sobre peso como eu , sabe muito bem do que estou falando. Não é fácil emagrecer, e mais difícil ainda é se manter magro.È como se o nosso corpo conspirasse o tempo todo contra as nossas metas.Hoje mais madura e consciente,sei o que fazia de errado,nas outras tentativas de perder peso,e a pressa era minha maior inimiga,pois o emagrecimento requer muita,muita paciência.È exatamente por saber o que fazia errado, que me faz acreditar que agora vou conseguir,e desta vez vai  ser para sempre,nada de efeito sanfona é ‘’AGORA OU NUNCA’’.
Antes sem muito conhecimento de como emagrecer de forma saudável, acabava fazendo dietas radicais, que todos sabemos não levar a lugar algum, ninguém consegue se manter  por muito tempo,comendo só salada,ou tomando apenas sopa ...
Por isso, agora estou fazendo uma reeducação alimentar,compreendi que não são os alimentos que  nos engordam,pois se fosse assim todo mundo seria gordo,Certo?
.Então não é apenas o que comemos mas  é a quantidade,e o uso exagerado de determinados alimentos que acabam causando os quilinhos extras. Nesse caso o melhor é percebermos o porquê que comemos tanto? Por que não respeitamos  o reflexo de saciedade? Temos que parar para pensar. Qual é o nosso verdadeiro problema?
Aprendi que temos que nos conscientizar que o emagrecimento é um processo lento, e que depende única e exclusivamente de nós, da nossa persistência,determinação e boa vontade.                                  
Agora na minha opinião, pior do que dietas radicais é ter que aderir a medicamentos para emagrecer. Hoje temos uma variedade enorme de medicamentos com esta finalidade,bloqueadores de apetite,bloqueadores de gordura,até bloqueadores de carboidratos que eu nem sabia que existia. Por trás do uso destes remédios, existem muitas histórias de fracassos,e até de doenças desenvolvidas após o uso desses remédios, é facil de saber porque não funcionam.    
Para se perder peso é necessário, se consumir menas calorias, do que  se gasta.Isso nos sabemos!
Quando tomamos essas drogas, temos o nosso apetite reduzido,por isso comemos menos,e perdemos peso.Quando se para de usar o medicamento a fome volta,e a quem diga que volta muito maior,ai vem o ganho de peso e o efeito sanfona.Ninguém vai passar a vida toda tomando inibidores de apetite ,ou bloqueadores de gordura.Há  quem diga: ‘’quando eu perder o que eu quero,paro o remédio ,e passo a comer controladamente’’
Sabemos que não funciona, bem assim, sabe por quê?
Controlar a compulsão requer dedicação e tempo, ninguém muda maus hábitos alimentares da noite para o dia.Tenho lido muitas historias de sucesso contra o excesso de peso, e o que me chamou a atenção foi justamente o fato ,de não ter nenhum relato de alguém que conseguiu vencer  o excesso de peso com ajuda de medicamentos.Se eu já tinha a opinião formada quanto a não fazer uso de remédios para emagrecer ,hoje tenho certeza dos riscos e prejuízos a saúde.
Confiar a sua transformação a um medicamento quase sempre resulta em frustração.Quem recorre aos remédios ao invés de mudar seu estilo de vida, ou seja, adotar uma alimentação equilibrada e dar um basta no sedentarismo, fica à mercê do efeito sanfona, e de outras complicações.
Então lembre-se, se o seu problema é gostar de comer muito, e errado. O medicamento será uma solução temporária, se você não corrige o problema da raiz, depois que parar de tomar o medicamento você vai engordar tudo de novo.
Então o melhor é controlarmos nossa compulsão, o que não é tarefa fácil,pois se fosse não haveriam tantas pessoas obesas.Mas não é nada impossível,pois se fosse não teríamos tantas histórias de sucesso e SUPERAÇÃO .Temos que ter consciência que esta é uma luta,que depende apenas de nós,por mais ajuda que tenhamos da família ,dos amigos,na hora da fome é você contra você mesma.
                                                               
QUANDO O INCÔMODO DE SER GORDO É MAIOR QUE A VONTADE DE COMER DESCONTROLADAMENTE, EMAGRECEMOS!
                                             
Até aqui, o meu incômodo por ser GORDA, tem sido maior que minha vontade de comer descontroladamente.Acreditem somos mais fortes.
Precisamos de:                                                 
  • Força de vontade —  não vamos muito longe sem ela. Manter-se focado em nossos objetivo  até o fim,é de grande importância.
  • Olho na programação — manter-se dentro de nosso programa de emagrecimento. Eviando concessões em demasia,Lembra da diciplina com a A.F.
  • Perseverança — não desistir. Os caminhos para emagrecer rapidamente são duros e as tentações são grandes, mas somente com perseverança nos vamos superar estes obstáulos.
  • Conheça seus limites — emagrecer rapidamente é emagrecer no ritmo do nosso corpo, e ele pode não ser igual ao que nos esperamos ou queremos. Sejamos compreensivos com o nosso  corpo.
  • Força de vontade — não custa lembra!
                                               
                                                 

Nenhum comentário: