sexta-feira, 10 de junho de 2011

PARA ONDE VÃO ,AS CELULAS DE GORDURAS QUANDO EMAGRECEMOS?



Gostaria muito de dizer aqui ,que quando emagrecemos as células de gordura desaparecem, vão embora, pra nunca mais voltar,mas infelizmente não é bem isso que acontece. Uma pessoa de peso normal possui de 20 a 30 bilhões de células gordurosas, já as obesas, de 60 a 80 bilhões. O número de células é determinado até os vinte anos de idade e não diminui mais.È na infância que as células de gordura se formam,por isso devemos ter muita atenção com a alimentação dos nossos pequenos,para que eles não venham a sofrer como nós no futuro.Já é comprovado que uma criança gordinha tem uma maior probabilidade de ser um obeso no futuro. A puberdade é o período que mais se desenvolvem as quantidades de células gordurosas. Elas são responsáveis pela produção dos hormônios da transformação de jovens para adultos. Isso causa uma necessidade maior de alimentos, por isso os adolecêntes sentem tanta fome, 10% das células gordurosas se renovam a cada ano. As novas células são mais "famintas" que as velhas e forçam o organismo a adquirir mais alimentos para que elas os armazenem em forma de gordura. O futuro obeso tem sua origem na infância e puberdade, e por isso é importante que os pais estejam atentos a alimentação dos filhos, alimentar os  filhos com sabedoria,nada de excessos, principalmente com alimentos muito calóricos.
A única forma que o corpo tem para ganhar células gordurosas é através da alimentação,por isso é importante manter o controle. A má notícia é que elas não morrem nunca e, de alguma forma, controlam a vontade de comer. Quanto mais células de gordura você tem, mais fome irá sentir.
Por isso é tão difícil emagrecer,a pessoa nunca perde as células de gordura que acumulou ao engordar. Elas permanecem no corpo, a espreita, e, na primeira oportunidade, quer dizer, na primeira vez que você atacar guloseimas, as células de gordura vão novamente inchar e se multiplicar.
Quando fazemos  dieta e diminui o número de calorias nas refeições, as células de gordura esvaziam, murcham. O cérebro interpreta esse esvaziamento como uma ameaça à integridade do organismo. O que acontece? Com medo de perder a gordura - que garantiu a nossa sobrevivência como espécie -, o corpo passa a trabalhar mais devagar, a gastar menos energia. É uma conspiração da natureza humana para manter o maior peso que já tivemos. Para emagrecer - e se manter magro - é preciso que o cérebro se adapte ao novo peso.Eu vi certa vez uma reportagem com o Drauzio Varella [fantástico] ele usava um número cabalístico que é uma relação entre os meses e os quilos perdidos. Se o indivíduo perdeu 20 quilos, ele vai ter que ter 20 meses de atenção bem rígida, bem forte, para não ganhar peso novo.Só assim o cérebro vai passar a aceitar esse peso atual como o seu peso correto.
E,se você relaxar, a matemática é implacável. Míseras cem calorias a mais, em excesso, todos os dias, já se transformam em gordura. Como nove calorias correspondem a um grama de gordura, em um ano você terá consumido 36 mil calorias extras, e vai engordar quatro quilos. É difícil. Se fosse fácil, não precisaríamos falar disso. É uma mudança de comportamento. Nós temos que, realmente, mudar os nossos hábitos. Comer menos e aumentar a atividade física,só assim conseguiremos emagrecer . Não há quem discorde desta recomendação. Ou fazemos exercício e reeducação alimentar, ou então teremos graves complicações de saúde. Então, temos que escolher o que eu queremos. Eu quero viver  com qualidade de vida,com saúde?”.è importante ter a consciência  que depois que emagrecemos não podemos ingerir  excessos de alimentos, temos continuar a gastar as calorias com exercícios físicos, caso contrário as nossas células gordurosas vão crescer de novamente e conseqüentemente voltaremos a engordar.Quantas vezes perdemos pesos e quando descuidamos esse peso volta e as vezes até dobra.È por causa das benditas células que estão em nosso corpo.li uma reportagem ,não lembro bem a onde,que dizia ,que nunca seremos pessoas magras,mas sim ,gordas emagrecidas,pois as células de gorduras vão estar sempre esperando um descuido,para fazer a gente voltar a engordar. Mas de uma coisa eu tenho certeza, as minhas células gordurosas vão ter que esperar por toda a eternidade,para se multiplicar novamente ,pois euzinha aqui,não vou dar mole pra elas, é nunca.
Espero que estas informações ajudem a todas a entender o que se passa com a gente,porque engordamos com tanta facilidade, e que precisamos nos aliar a A.F para  puder vençer essa batalha.È bom saber a onde mora o perigo, assim podemos tomar as decisões mais acertadas.

4 comentários:

QUEL disse...

POIS É E MESMO SABENDO DISSO NOS ENTREGAMOS A ESSAS PORCARIAS! COMO PODE?? LINDA TE DESEJO UM OTIMO FINAL DE SEMANA QUE VC CONSIGA SE CONTROLAR NOS PETISQUINHOS! UM BEIJAO E OBRIGADA PELOS RECADINHOS QUE SEMPRE ME DEIXXA! LEIO TODOS COM MUITO CARINHO!!! BEIJAO =^^=

Elanor disse...

È uma batalha pra vida toda! Disse tudoooo! Força pra nós!

bjs

Mel Mudanca disse...

Oi amigaaa, que saudade de vc !!! tentei comentar aqui ontem e dava so erro...ai hj antes de sair para a aula, resolvi tentar de novo..não poderia deixar vc sem um recado..
Nossa, gostei dessa materia...é para dar o fm ao que nao presta mesmo ..comer o correto.... um beijaooo e otimo sabado.

Anônimo disse...

Legal a matéria/artigo/carta mas tem alguns erros de português que se fossem corrigidos deixaria tudo mais interresante, fica a dica ...