terça-feira, 29 de março de 2011

METABOLISMO, USE A SEU FAVOR.


Ter o metabolismo acelerado é o sonho de muitas pessoas, afinal o metabolismo rápido é o fator mais  importante no processo de perda de peso, mas para que o nosso metabolismo fique acelerado não é necessário pular o jantar ou viver somente de alface, pois o sucesso para o plano de acabar com as gorduras só irá depender das calorias que  consumimos diariamente.
O metabolismo, ou seja, a maneira  como o nosso organismo transforma essas calorias em energia, tem o papel mais importante na perda de peso, pois a velocidade com que as calorias são gastas é determinada de maneira genética, mas é possível aumentá-las trocando a gordura por massa muscular, pois quanto mais músculos, mas rápido e maior será o gasto calórico.
Este é o ponto fundamental do plano de quem realmente quer perder peso, pois isso irá nós ajudar a mudarmos os hábitos alimentares e perdermos peso para sempre. Por isso, vou colocar  aqui as principais dicas para um plano de emagrecimento:[tirado de vários artigos]
Escolha os alimentos: os carboidratos são os essenciais para se ter um metabolismo rápido, pois fornecem energia para os músculos, as células do sangue e ao sistema nervoso e sem energia, o nosso metabolismo fica lento e inativo e isso faz com que a gente  ganhe peso. Sendo esses alimentos os legumes, FRUTAS, VERDURAS e GRÃOS  INTEGRAIS, os quais são ricos em fibras e pobres em gorduras, levam mais tempo para serem digeridos, por isso, acelera o metabolismo.
Já os que devemos ingerir às vezes e raramente são os doces, arroz branco, biscoito e bolo, pois os alimentos refinados ficam sem fibras e dão lugar aos açúcares e aditivos e isso acaba retardando o metabolismo.
PROTEINAS: ajudam na formação dos músculos e consomem calorias rapidamente, diminuindo a velocidade da digestão dos carboidratos, por isso, devemos optar sempre por proteínas magras como , peixe, frango,  ovo, soja.
GORDURAS: são fundamentais para o metabolismo, retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de maneira equilibrada, sendo as mais indicadas: amêndoa, nozes, azeite de oliva, abacate, gergelim , castanha do Pará, amendoim e castanha de caju;
FAZER PEQUENAS REFEIÇÕES: fracionar os alimentos em seis pequenas refeições, pois assim o nosso organismo vai perceber que não ficará muito tempo sem se alimentar, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Assim a capacidade do nosso estômago diminui em 30% , nossa ingestão calórica diminui 10% e o nosso metabolismo fica mais rápido e assim poderemos  perder até dois quilos em um mês. Mas, para isso é necessário prestar atenção às quantidades dos alimentos, nada de exageros.
PRATICAR ESPORTE: pois a atividade física é essencial para acelerar o metabolismo, com o passar dos anos os músculos tendem a encolher e a gordura a passar ocupar o lugar deles, por isso a musculação é extremamente importante, pois a prática de exercícios aumenta em 50% o sucesso do plano para acelerar e deixar o metabolismo mais rápido. E outro detalhe importante beber bastante água,de preferência gelada,dois ou mais litros por dia, a água ajuda a acelerar o metabolismo.
agora sabendo como funciona  o nosso metabolismo,vamos procurar acelerá-lo.

2 comentários:

Bianca disse...

nossa mae! eu nao sabia disso! O exercicio jah tô fazendo, falta agora comer menos e mais vezes.

Cassia Matos. disse...

POIS É FILHA EU TAMBÉM NÃO SABIA.E ACABAVA FAZENDO TUDO ERRADO,PASSANDO MUITO TEMPO SEM ME ALIMENTAR,E QUANDO ME ALIMENTAVA ACABAVA COMENDO O QUE NÃO DEVIA,POR ISSO É TÃO IMPORTANTE BUSCAR INFORMAÇÕES,E PODER USA-LAS NA LUTA CONTRA O PESO.
BEIJO GRANDE.