terça-feira, 13 de setembro de 2011

COMO FAZER BOAS ESCOLHAS NA HORA DE MONTAR O PRATO.

Sempre andei em busca de como me alimentar de forma correta, sem grana pra contar com a ajuda de uma nutricionista, me restava ler muito sobre o assunto. E não era raro dar de cara com dietas malucas que levam ao fracasso na tentativa de perder peso, digo isso porque já fiz muitas dessas dietas. Receitas milagrosas não existem. Quem deseja viver mais e melhor tem que apostar no tripé atividade física, alimentação equilibrada e muita paciência.
Aqui vão algumas orientações que encontrei pela net,e que hoje sigo.
As refeições principais (como almoço e jantar) devem ser realizadas diariamente, nunca "puladas", elas são muito importantes por fornecerem certos nutrientes ao organismo, nutrientes esses provenientes de alimentos típicos dessas refeições, como hortaliças, leguminosas e carnes.
Uma refeição principal como ALMOÇO e JANTAR, deve conter:

  • 1 HORTALIÇA CRUA: verduras de folhas, tomate,
    abobrinha com casca
    acelga
    agrião
    alface crespa
    alface lisa 
  • brócolis                                          
    cenoura
    couve
    espinafre
    pepino
    pimentão verde
    rabanete
    repolho
  • beringela
  • 1HORTALIÇA COZIDA:
    abobrinha com casca
    beterraba
    cenoura cozida
    chuchu
    couve flor
  • macaxeira e etc.
1 CEREAL: arroz integral de preferência,ou uma massa, pode ser a batata a doce ,lembrndo que pra quem esta dedieta os produtos integrais são os melhores.etc
  • 1 LEGUMINOSA: feijão, ervilha, grão de bico, soja, lentilha,fava,amendoim etc.
  • 1 CARNE: ave, peixe, carne dê preferência as carnes magras,
  • 1 FRUTA: maçã, banana, pêra ou qualquer outra de sua preferência.
Para os lanches intermediários , pode se optar pelos alimentos mais práticos como:
  • Bolachas, torradas integrais e frutas,sucos ,iogurtes desnatados por exemplo. extrato de soja (ou leite de soja), leites fermentados, entre outros para as bebidas
Mudar hábitos não é tarefa fácil,mas é possível.È um processo de reeducação e deve ser encarado dessa maneira,com erros,acertos,deslizes,recaídas,etapas vencidas e tudo mais que será necessário nesse processo.
Tudo em busca da saúde do corpo e da mente[Mens sana in corpóreo sano].
Lembre-se tudo ao seu tempo!
 Resolvi colocar essa postagem novamente no blog, pois foi á parti dela que compreendi melhor, como devia me alimentar,e para mim que tinha muitas duvidas ,ficou bem mais fácil montar o meu prato.
Agora vou colocar aqui como estou me alimentando, já que algumas amigas perguntaram.
   
CAFÉ DA MANHÃ:
Faço a caminhada pela manhã em jejum, retorno as 8:10, para o café.
1x de café com 2 colheres de leite desnatado,adoçante e nescafé,ou bato uma banana com o leite desnatado e duas colheres de aveia.   
2 fatias de pão integral.
2 colheres de sobremesa de requeijão light ,ou uma fatia de queijo branco.
1 fruta,mamão ou maçam.

LANCHE DA MANHÃ:
As 10:00 depois que volto da academia.
1 copo de suco de abacaxi ou laranja com gengibre,ou uma fruta,mas estou tomando o suco com mais frequência.

ALMOÇO:
As 13:00.
3 colheres de arroz integral.
2 colheres de feijão.
1 verdura cozida [vagem,ou repolho,batata doce,ou macaxeira]
1 porção de salada crua de tomate com pepino e alface,ou troco o alface pela acelga.
1 porção de carne,frango, peixe ou ovo cozido [nunca uso óleo no preparo das minhas carnes,faço sempre no molho,ou grelhada].

LANCHE DA TARDE:
16:00.
1 iogurte desnatado com aveia,ou uma fruta,ou uma banana amassada com aveia.

JANTAR:
20:00
1 porção de sopa de legumes,faço pra semana e congelo em potinhos. Ou um sanduiche de pão integral com alface queijo,ou presunto de peru.Ou uma porção de salada com um pedaço de frango ,ou carne.As vezes tomo também mingau de aveia.

CEIA:
Geralmente uma fruta,as vezes nem faço a ceia.

Bem amigas tenho me alimentado assim, tenho conseguido emagrecer, me sinto bem e disposta,e não tive mais nenhuma crise compulsiva.Lembrando que as vezes cometo sérias jacadas,por isso sempre falo da importância de se fazer atividades físicas,para compensar estas falhas na RA.
Bjos .

10 comentários:

Marjorie disse...

Cássia, a gente consegue aprender muita coisa lendo na net tbém, né?!
Parabéns pelos seus resultados, viu?!

Beijo

Taiane Marciano disse...

Nossa quantas dicas boas por aqui!!! adorei o post e com certeza vou colocar algumas em pratica.

Beijos!!!

Gê Simões disse...

Oiii

Vim aqui pra agradecer o carinho e dizer que fiquei muito feliz em saber que de certa forma ajudei vc a chegar a tanto sucesso com a R.A
Muito legal esse post, gostei das dicas, acho que temos mesmo que passar o que aprendemos, essa troca de dicas nos deixa cada dia mais leves.

Beijos

Monica Ferra disse...

Oie!!!
amiga, eu não sei o que tá acontecendo com os computadores aqui de casa. Tá pifando tudo. Acho que só vou conseguir retomar o blog na semana que vem. Semana retrasada fiquei sem modem, semana passada não conseguia entrar no blog e no sábado o monitor queimou e ontem mandei para o conserto. Tá uma disputa pelo notebok do meu marido. Mas só posso usar quando ele está em casa porque ele leva pro trabalho dele. Quando voltei de viagem, comprei um tablet e me estrepei porque não consegui me adaptar nem um pouco a ele, o monitor deve chegar do conserto essa semana, então só vou retomar com certeza na semana que vem.
Não abandonei minhas amigas não, é só uma questão de indisponibilidade tecnológica! rsrsrsrrsrsrsrrs
Estou com saudades! A dieta vai mal porque foi semanas e semanas de festas, setembro tem muito aniversário na família, inclusive o meu que foi ontem.
Um beijo grande e fica com Deus!
Até semana que vem!

Blog da Pri disse...

Nossa vc nem imagina o quanto esse recadinho me fez um bem enorme... estava precisando de uma motivação para encarar a RA como nos velhos tempos... Ler o seu recado faz valer a pena cada momento difícil q passei ao longo desse processo... Mas a guerreira mesmo é vc... pq de nada adianta ter acesso a informação, a histórias de sucesso, se vc não faz a sua parte e isso vc fez com louvor... parabéns... ganhou uma fã.. to encantada com as suas fotos...
um lindo dia pra vc
beijos
pri

Marjorie disse...

Também não tenho ido a nutricionista. A gente se vira como dá, né?! ;)
bjs

Gih disse...

Oi, Cássia!
Há anos que não vou a uma nutri. A ultima vez foi na minha primeira gestação. Leio muitas revista de emagrecimento. Adoro! Já sei tudo que posso e que não posso comer e a quantidade certa de cada alimento. Falta vergonha na cara mesmo rsrs.
Amiga, estou preocupada mesmo é com a glicose. Preciso cuidar muito da saúde.
Bjo grande

Vanessa disse...

Amiga, voltei!!!
Que bom que sentiu minha falta, rsrsr
prometo não desaparecer assim mais, viu?
Simplesmente AMEI suas fotos, são pra lá de motivadoras!
Tava com saudades de vir aqui no seu cantinho:)
beijos mil!!!

Patrícia S. Kazmouz disse...

Amiga adorei as dicas de como se alimentar melhor...
beijinhos...

Dani disse...

Olá...
Passei pra conhecer e amei teu cantinho!!! Parabéns!!!! Nossa, já eliminou 20 kgs!!! Vc é demais!!!
Muito boa as dicas!!!
Bjos!