quinta-feira, 2 de junho de 2011

Efeito platô, como sair dele.

Tenho acompanhado alguns blogs e tenho visto algumas queixas como.
Faço tudo direitinho, mas a balança não sorri pra mim?
O que estará acontecendo?
È muito chato quando temos a certeza que estamos fazendo tudo certinho ,mas os ponteiros da balança não se movem.
Não conseguimos mais perder  peso.
O que acontece?
Como sair desse efeito platô?

O efeito platô acontece porque o corpo não pode ficar perdendo peso indefinidamente… pelo menos é assim que“pensa” o cérebro ao notar que estamos emagrecendo.
Quando fazemos dietas e exercícios ,o nosso corpo tende a se adaptar ao aumento de atividades e redução das calorias ingeridas,para que, na interpretação natural do cérebro, não continuemos emagrecendo até a morte!
E quando isso acontece não funciona, reduzir ainda mais a quantidade de calorias ingeridas, pois a partir de um certo ponto, o corpo começa a lutar contra a falta de energia disponível, e o metabolismo fica cada vez mais lento. 
Comer menos é um verdadeiro tiro no pé!   Não dá certo, pois o corpo novamente se adapta rapidamente ao novo nível calórico ,para evitar a morte por inanição.
Resumido essa é uma luta contra o nosso corpo,pois ele vai sempre querer que você esteja com o maior peso que já teve,e dizem que quando perdemos peso temos que passar um determinado tempo sem aumentar de peso, para o nosso corpo aceitar o novo peso.O calculo do tempo,é um mês para cada quilo perdido,se você perdeu 10kg tem que ficar 10 meses com esse peso,só assim não voltara a engordar tão facilmente.
Então o que podemos fazer para alterar esse quadro?                    

A solução então é intensificar de tempos em tempos a queima de calorias – e é importante mencionar: sem mudar a dieta!
Alguns profissionais aconselham quebrar o platô fazendo a pessoa pegar pesadíssimo na musculação, o que gera uma reação catabolica violenta no organismo e passa a fazer o corpo começar a queimar gordura de novo.E para isso precisamos estar numa academia ,a onde teremos ajuda de um profissional e todos os aparelhos necessários .Uma opção para quem não gosta da musculação e não quer pegar pesado é apostar nos exercícios cardio.

Atividades cardio vasculares intensas quebram também o marasmo em que o corpo se encontra forçando-o a queimar mais calorias até que ele se acostume de novo com o ritmo! Se em sua rotina de emagrecimento você está fazendo caminhada ou qualquer outra atividade cardio vascular leve, no momento em que você começar a intensificar os batimentos cardíacos seu corpo sairá do platô. 
Isso funciona !Se você não pratica  nenhuma atividade desse tipo, pense nas seguintes atividades: natação, pular corda, corrida, spinning, escada (subir e descer ou o equipamento na academia que imita o movimento de subir escada), elíptica e a própria caminhada desde que feita de maneira intensa com velocidade. 
O objetivo é sair do feijão com arroz da atividadezinha devagar e tranqüila e fazer o coração bater rápido por pelo menos 28 minutos, 3 vezes por semana. Já na primeira semana você verá resultados.

Se você não consegue manter uma atividade cardio  acelerada por esse tempo,não fique triste existe outra solução.O treinamento por intervalo é a melhor forma.No treinamento de intervalo, você dá um gás imenso na atividade elevando seus batimentos cardíacos até a exaustão, daí você reduz, não pára, mas descansa, novamente então mais um pico em que você puxa até não agüentar mais, depois reduz de novo e assim vai, até o esgotamento da sua capacidade de realizar os picos de intensidade.Devo mencionar que o treinamento de intervalo não é indicado para pessoas que estão muito acima do peso ou que tenham dificuldades para se engajar em atividades intensas. Para quem está muito acima do peso, caminhada é o ideal até que seja atingido um peso que permita atividades mais intensas. Para quem não está acostumado com atividades de alto impacto ou que exijam muita capacidade cardíaca e respiratória, o ideal é natação e escadas (escadas fazem milagres!).
Queimar calorias de maneira eficiente,exige planejamento e compromisso com seus próprios objetivos e,o mais importante,escolha uma atividade que você goste de realizar. A atividade física regular é importante para auxiliar a perda de peso e manter um estilo de vida saudável,tenho visto muitas meninas preocupadas com a alimentação ,e devemos sim nos preocupar pois uma dieta equilibrada é importante para p processo de emagrecimento,mas acabam esquecendo de um grande trunfo a A.F!
A atividade física aumenta o numero de calorias que seu corpo usa e promove a perda da gordura corporal.Se incluirmos a atividade física em nosso plano de emagrecimento e tivermos disciplina com ela,iremos nos manter magras para sempre ,e é isso que todas queremos.Por isso não me canso de repetir feito uma vitrola quebrada .
’’PRECISAMOS TER DICIPLINA COM A ATIVIDADE FISISCA, ESSE É O SEGREDO DO EMAGRECIMENTO DEFINITIVO’’
Existi sim uma  formula infalível que é.

Reeducação alimentar+atividade física+disciplina+superação
Não existe outra formula que possa nos conduzir ao emagrecimento com saúde e pra SEMPRE!
Beijo a todas.
                                                                         

19 comentários:

L. disse...

Adorei! Tô nesse efeito=/// bjss

Monica Ferra disse...

Exatamente o que está acontecendo comigo. Adorei o post.

Mel Mudanca disse...

Boa Noite Amiga, Muito Obrigada pelo recado hoje viu... realmente não tenho como ficar triste , tendo vc e as gurias por perto. Hj realmente eu sei que a presença de uma amiga ao vivo não diz nada. Tenho amigas que não conheço e são já fundamentais.
Um beijo enorme e fica com Deus.
Recebi uma frase perfeita hoje: hehe
Inveja é a falta de fé em si.
Ditado árabe

MAGRA E FELIZ E ASSIM QUE QUERO ESTAR SEMPRE disse...

Otimo post bem esclarecedor, que vc tenha um fim de semana de muita paz.

Vanessa disse...

Amiga, obrigada pela visita, pelo apoio!
Você tem toda razão, se não emagrecer pelo menos não vou engordar!
bjusss
ótimo fds!!!

CAMILA disse...

TÁ BOM!!!! FAZÊ O QUE NÉ?!?!?!? RSRSRS

RAFAELA O. SAHIB disse...

olá, seja sempre bem vinda ao meu cantinho. tb ja to te seguindo e adorei essa postagem, vai me ajudar muito, tem 1 mes q to no mesmo peso.
bjs e otimo fim de semana

Anônimo disse...

Fabi(agendadafabi)

OI amiga.. To como anonima devido a problema do blog, até fiz um post para driblar esse problema hoje..

Vim te dejar um ótimo final de semana

Beijinhos

Bárbara disse...

Maravilhoso post. Como todos os outros.
Obrigada pelo apoio.
Beijinhos

sugleyce disse...

Oi amiga vc nem imagina como fiquei feliz pela visita e por ter sentido minha falta , pois vc adivinhou to mesmo muito triste ,pois em um mês só eliminei um kg.
Mais agora lendo o teu poste realmente entendi o que esta acontecendo com migo , adorei pois me esclareceu muito ,e porisso que adoro o seu cantinho vc e demais amiga , e agora vou vê se me animo de novo pra posta pois estava realmente muito desanimada , mais graças a Deus existi pessoas como vc que nos coloca pra cima ...
100 bjs amiga e um feliz final de

Mel Mudanca disse...

Oi minha amiga queridaaaaa
como foi o teu final de semana...espero que otimo...Amanha + uma segunda...como esta passando rapido os dias né... Olha passei mesmo para te desejar um otimo domingo..e dizer que adorooo ter sua amizade. Um beijoo

Mel Mudanca disse...

Poxa amiga que susto vc passou com a sua Mãe..independente de idade..Mãe e Mãe né..imagino a sua preocupação..hj deve estar cansada..descansa hj..não faz nada de AF..deixa o corpo descansar..e ate mesmo a cabeça viu...vc ficou preocupada..provavelmente nervosa...te permite ficar quietinha hj.. Um beijo, e fiquem com Deus...o que precisar avisa...Melhoras 100% para a tua Mãe...VAI PASSAR... repouso para ela tb. ;-)

Gih disse...

Oi, Cássia!

Esse popst´nos diz muito. Já conhecia o efeito platô das revistas e comigo mesma rsrs
Tô precisando dar um up como vc mencionou aí.
Obrigada pela dica e pelo carinho sempre lá no meu blog!
Bjinhos

sugleyce disse...

Amiga to de volta, pra te deixar também o meu msn ,(suzanagleyce@hotmail.com)e te agradece por me deixa o seu , e me desculpe por não ter completado a frase do ultimo comentário foi o meu pequeno querendo tbm tecla ou melhor atrapalha kkkk , mais agora um feliz final de semana , e nunca se esqueça que mesmo sem te conhecer pessoalmente , gosto tanto de vc como se já te conhecesse a muito tempo ,xeiro!!!!

Unknown disse...

essa fórmula mencionada aqui é a única que dá muito certo sempre
sempre que quis melhores resultados em meu emagrecimento recorri a exercícios físicos e obtive os resultados na balança
bem tenho visto também muitas meninas com essa reclamação e valeu as dicas do seu post assim já sabemos pelo que temos passado grande bj

Luciane disse...

Ótimo post.
Adorei. Mto instrutivo.

bjão

Bárbara disse...

Obrigada eu minha querida!
Tenha uma semana repleta de coisas boas.
Muitos beijinhos

Cassia Matos. disse...

Amiga agradeço a cada uma que passou or aqui e deixou carinho e ensentivo em forma de palavras ,OBRIGADA!

ivana. disse...

Um post pra lá de PERFEITO ! Beijo.