terça-feira, 10 de maio de 2011

COMO TORNAR A CAMINHADA MAIS EFICIENTE.

 Esta foto foi tirada no dia 14/05, um mês após iniciar a A.F  

Quando decidi perder peso optei pela caminhada por ser no momento a atividade física mais propicia para
Quem estava há tanto tempo sem fazer nada, Tenho sempre a curiosidade de pesquisar sobre tudo que estou fazendo ,seja sobre a reeducação alimentar, ou sobre os exercícios físicos, e foi lendo alguns artigos que me deparei com uma matéria bem interessante, que falava sobre a prática do exercício aeróbico em jejum. Existem profissionais que são contra e outro a favor, no meu caso eu já fazia a caminhada em jejum, mas sem ter conhecimento algum dos benefícios que esta pratica trás, quando queremos perder peso. Eles falam  que quando fazemos exercícios aeróbicos em jejum forçamos o nosso corpo a usar a gordura acumulada, E se o mesmo exercício for feito após a alimentação a gordura acumulada não é usada de imediato, pois o nosso corpo não foi feito para usar a gordura como combustível, muito pelo contrario, a gordura sempre é armazenada. Quando fazemos os exercícios  depois de nos alimentarmos  o que vai acontecer, é que primeiro vamos usar o glicogênio proveniente das refeições, depois a massa muscular, para só então passar a usar a gordura, pra isso acontecer já teremos gasto uma boa parte do treino. Quando acordamos, já estamos em jejum há algumas horas, é um momento propício para a queima de gordura. Nesse período nossa taxa de glicogênio esta baixa,quando iniciamos a atividade física,o corpo vai ter que usar a gordura como fonte de energia, simples assim!
Existem pesquisas que comprovam isso. E acreditem, tenho perdido um peso bem significante em pouco tempo, e a única atividade que faço é 1h, 1,15m de caminhada todos os dias seis vezes por semana. Os profissionais que são contra falam que algumas pessoas podem se sentir enjôos, e até desmaios, isso acontece porque a taxa de glicose no sangue pode cair, há quem recomende caminhar com uma barrinha de doce no bolso, caso a pessoa se sinta mal, é só comer que a glicose vai ser reposta. Tenho feito as caminhadas em jejum, e não sinto nada, bebo apenas meio litro de água durante o trajeto. Tenho tido uma grande perda de  gordura localizada, principalmente a do abdômen.
Vou deixar aqui parte de uma matéria para que vocês possam ler também.
Um grande beijo.

''Ultimamente muitas pessoas estão adotando a prática de exercícios aeróbicos em jejum! Isto é, simplesmente depois de acordar, vão pra academia e começam a correr na esteira ou fazer algum exercício que consuma muita coloria. O que muitos não sabem é que este tipo de prática pode ser prejudicial, leia o artigo abaixo e entenda os resultados positivos e negativos para hipertrofia e perda de gordura!
Como funciona
A técnica consiste em fazer atividades aeróbicas em jejum, pois já que não há alimentos no intestino, não há outra maneira do nosso corpo obter energia se não for consumindo as gorduras localizadas no organismo. Favorecendo o emagrecendo muito mais rápido que o normal.
Como fazer
Assim que você acordar, faça pelo menos 30 minutos de caminhada leve em jejum. Vários iniciantes erram tentando correr em vez de caminhar. Porque? Quando você está em jejum, a primeira coisa seu organismo pede é energia, então ele vai buscar pela gordura, porém se você correr, ele vai pedir mais e vai "atacar" os músculos, favorecendo o catabolismo. Portando não abuse.
Resultados
Resultados de antes e depois confirmam: Para hipertrofia, ou seja, no ganho de massa muscula é praticamente nula o ganho de resultados positivos. O exercício aeróbico vai queimar gordura, e assim favorece a definiçao, porém também queima massa muscular, o que impede você de ganhar músculos.
Já para perda de peso, isto é, para emagrecer, os resultados são notáveis. Como consumo da gordura estocada no corpo é priorizado, o corpo tende a emagrecer mais rápido.
Riscos
Apesar de parecer benéfico, assim como as dietas estranhas, a prática de exercícios em jejum não é recomendada. Há casos de pessoas que desmaiaram ou tiveram tonturas ao adotar esta rotina.  se for realmente fazer, é extremamente recomendável procurar orientação médica.
Esta materia foi tirada  do www.quintacategoria.com.b.
 Aqui opinião de alguns proficionais da aréa:









“Exercícios aeróbicos pela manhã, em jejum, só devem ser feitos com o intuito de emagrecimento e, mesmo assim, com muito cuidado, devido aos perigos de uma hipoglicemia. Em jejum, os estoques de glicogênio estão quase esgotados, porque ninguém se alimenta durante o sono. Com essa hipoglicemia então, ocorre um pico de produção do hormônio do crescimento que tem grande poder lipolítico. A gordura passa a ser o combustível principal. Essa hora de exercícios deve ser evitada por qualquer pessoa que tenha algum tipo de problema cardíaco.” [Paulo Balthar]

Para aumentar mais ainda os efeitos de queima de gordura dessas sessões, faça-as de manhã, em jejum (antes comer). Alguns estudos científicos indicam que a gordura é queimada muito mais depressa – até 300% mais depressa – quando você faz exercícios de manhã, em contraposição a fazer os mesmos exercícios a tarde.{Bill Phillips}  

“A caminhada em jejum atua diretamente na gordura, porque usa o que está estocado como fonte de energia. Mas não pode ultrapassar os 30 minutos, senão você corre o risco de ter uma hipoglicemia (queda na taxa de açúcar no      
[Bianca Bertotti ] 
                                         

13 comentários:

GRACI COSTA disse...

Cassia, que legal essa matéria!! nossa vou mudar os horários!!


bjks

Patricia disse...

Amiga, não se culpe por não ter notado minha tristeza.
Na verdade hoje o dia também foi tão tumultuado pra mim, e mais a mais fico com vergonha de ser sempre tão pra baixo, tão sem entusiamo comigo mesma.
Mais quando voltei do almoço, á tarde, afff foi como se sentisse algo sugando o restinho que tinha de energia sabe.
Desabei a chorar, e fico sem rumo, confusa e triste.
Mais tenho que esperar mesmo as coisas acalmarem pra mim, e dai vou ver de novo a luz no fim do túnel.
Obrigada pelo carinho e atenção que tem tido para comigo, isso é por demais importante, pq senão eu já teria mesmo desistido.
Na verdade quando estava quase desistindo, vc apareceu, e começamos a nos desafiar com o Pó de feijão ( O QUAL COMEÇO AMANHÃ)
Lá na academia aonde faço , conheci uma menina que se grudou em mim, e me cobra presença todo dia( já é uma força que não me deixa faltar)
E ainda tem mais carinho no meu cantinho.
E essas coisas tem uma proporção tão grande em minha vida,que tem me dado força a cada segundo que imagino que vou desistir.
Então..
Só tenho agradecer a vc.
Mudando de assunto, adorei essa matéria de hoje.
Eu estou sempre indo pra academia em jejum, e nem sabia!!!
Heheh.
Beijcoas inté amanhã.

Lu Pinheiro disse...

Oi querida...
adorei o post, muito interessante, quando eu caminhava de manhã tb fazia em jejum e via resultados mais rápido que quando caminho a noite...
obrigada pelo seu carinho de sempre...
bjs da nega

GiH disse...

Muito legal a matéria. Mas eu só obrigada a colocar alguma coisa no estômago, assim que eu acordo.

Beijos;*

MAGRA E FELIZ E ASSIM QUE QUERO ESTAR SEMPRE disse...

Quero muito comprar um simulador pois não tenho tempo para ir a academia, nme fazer atividade fisica, trabalho o dia toda ai quando chego em casa fico com minha filha, aff ai tem tarefa, jantar para fazer e nem tenho como deixar ela sozinha, vou fazer um teste.
Vejo que vc não esta no meu cantinho vou te seguir ok bjim.

Lopez!!! disse...

Oi amore passando rapidinho so pra dizer que tem selinho pra você la no meu blog... vai la conferir!! Depois eu volto com mais tempo. bjs e até mais

SUZANA disse...

Adorei muito a matéria , pois já fazia esteira em casa apois o café da manhã achado que seria melhor , mais agora com sua dica vou muda o meu treino ,vou fazer 1 hora em jejum ,obrigada amiga!

Geovana Centeno disse...

oi querida vim te conhecer, tambem to na luta, estamos quase com o mesmo peso...adorei o post, não sabia disto, agora ja sei, queimar gordura é tudo de bom...familia linda parabens, sou mãe de um casalzinho...beijocas e bom final de semana light!

Giza disse...

Oiiii

Já sabia da af em jejum, mas tenho medo de passar mal.
Ótimo fin de semana!
Bju

Nayara disse...

Nossa nem preciso dizer o quanto amei sua materia neh??
Mês que vem serei obrigada a fazer a academia de manha porque meus horarios de serviço vao mudar!
Praticarei em jejum!!

Obrigadao pela dica!
Amei o blog! ja estou seguindo!

Bruna Marques disse...

Oie...deixei um miminho pra vc no meu bloguinho.bjokinhas.

Monica Ferrà disse...

Adorei seu post e seu blog e estou aqui pra divulgar o meu blog e dizer que também estou na luta contra a balança.Vou te seguir também. Posso contar com você?
bjs

Barbara disse...

olá , sou nova aqui e estou nessa luta também , estou te seguindo!
Continue firme!!
Quando poder passe no meu cantinho.
Beijos