quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAMINHAR É A MANEIRA MAIS RáPIDA E EFICIENTE DE ACABAR COM OS PNEUZINHOS!

Esta postagem não é nova aqui no blog,foi uma das primeiras que coloquei ,e sei que muita gente não leu,e como acho muito interessante,resolvi colocar aqui  novamente,espero que gostem .
    Quando resolvi perder peso ,tinha a consciência que além do controle com a alimentação,teria que fazer atividade física,pois é impossível se perder peso sem se exercitar .Mas o que fazer ?
     Optei pela caminhada, pois acreditava ser o exercício  aeróbico mais recomendado para quem esta  a cima do peso,e não é que estava coberta de razão,agora o que eu não sabia era que a caminhada é mais eficaz na perda de gordura do que a corrida,veja aqui parte de um artigo muito interessante:
Especialistas garantem que andar é a maneira mais rápida e eficiente de acabar com a gordura localizada no abdômen. Descubra aqui por quê!
Estudos realizados em centros de pesquisa do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas – andar – é uma forma eficaz, fácil e barata de emagrecer, ganhar fôlego e proteger o coração. A novidade é que especialistas americanos descobriram que caminhar é tiro e queda para acabar com a gordura abdominal. Eles analisaram a relação entre esse tipo de exercício e os excessos que insistem em se alojar na barriga e provaram que uma média de duas horas e meia de caminhada por semana pode exterminar as sobras nessa região e diminuir até 2,5 centímetros em quatro semanas.
Mas por que caminhar funciona tão bem para declarar guerra aos pneuzinhos? Segundo Tim Church, da Louisiana State University, nos Estados Unidos, esse tipo de atividade ajuda a reduzir a gordura abdominal profunda, chamada gordura visceral. “Se você se exercitar o sufi ciente para perder 10% da sua gordura corporal, pode, na verdade, diminuir a gordura visceral em até 30%”, diz Church. Porém, é preciso deixar claro que a caminhada só traz esse tipo de resultado se aliada a uma dieta saudável.
Outro fator importante: quando a intensidade é variada durante o exercício, há uma maior metabolização da gordura como fonte de energia. “Desse modo, andar se torna uma atividade mais eficiente e é possível conseguir resultados em menor tempo”.
 O exercício aeróbio deveria ser realizado com intensidade moderada baixa, para que não se exceda o limiar anaeróbio. A gordura só é utilizada como energia se houver oxigênio na célula, já o carboidrato pode ser “queimado” com ou sem o oxigênio. O limiar anaeróbio é o ponto onde a energia obtida durante o exercício deixa de ser obtida através do oxigênio, portanto, ao se ultrapassar o limiar anaeróbio, utilizaremos prioritariamente carboidrato ou músculo ( a massa muscular é quebrada formando aminoácidos e os aminoácidos se transformam em glicose através de um processo chamado neoglicogenese) como fonte de energia. Nenhum grama de gordura será utilizado. Geralmente quando corremos, ultrapassamos o limiar anaeróbio; é esse principio que me faz repetir como uma vitrola quebrada sobre a importância de não correr para se queimar o máximo de gordura. Quando corremos é óbvio que gastamos mais calorias do que quando andamos, mas quase toda a energia gasta na corrida, seria obtida através dos carboidratos e músculo.

                                                                                                                                                                                 
Li também que se o nosso objetivo for  emagrecer, diminuir a gordura corporal, diminuir medidas, prevenir doenças coronarianas, controlar o colesterol, entre outros, é mais aconselhado praticar a caminhada, entretanto é preciso reforçar que caminhar por lazer é diferente de caminhar como treinamento, pois na primeira forma citada a pessoa não tem compromisso com freqüência cardíaca, intensidade do treino, duração da caminhada,e a  regularidade. Para se obter resultados positivos em nível de emagrecimento.  Devemos  praticar a caminhada em um ritmo onde a freqüência cardíaca, esteja sempre entre 60 e 70% da nossa capacidade máxima,por isso é importante o medidor de batimentos cardiacos,infelizmente ainda não tenho o meu. Pois nesse ritmo estaremos  dentro do que chamam de zona lipolítica , ou seja, a zona de freqüência cardíaca ideal para perda de gordura. E para se perceber os resultados e haver uma queima acentuada de gorduras é importante  realizarmos  essa atividade pelo menos 40 a 60 minutos, no mínimo três vezes por semana.Então é só começar a praticar ,e o melhor de tudo caminhada não tem custo algum,se feita ao ar livre.Há já ia esquecendo,posso comprovar o que diz a pesquisa.
Pois em quase quatro semanas já perdi 3,6 centimetro de abdomem.
Agora varias vezes no dia a Sofia levanta a minha blusa e diz:
Mamãe tu ta ficando magra,kkkkkkkkkkkkk.
E eu ADOOOOOOOOOORO..

 PLANO PARA CAMINHADA:

Não esqueça de realizar o aquecimento antes (ande 5 minutos em ritmo lento, como se estivesse passeando) e o alongamento depois, para prevenir lesões.

13 comentários:

Laurinha disse...

Olha nossa postagem combinando mais uma vez... Hehehe...

Muito obrigada pelo seu comentário, preciso mesmo de estímulo para seguir em frente com a AF. Vou fazer como você disse, me comprometer em fazer direitinho, tenho fé que vai virar hábito sim.

Beijo enorme!

Bruna Marques disse...

Oi Querida, adorei a matéria, então na verdade preciso criar coragem para andar, pois além da preguiça tenho medo de andar sozinha aqui no bairro, pq ou vou andar as 6h da manhã, ou as 8 da noite e acho meio perigoso por aqui.Mas preciso criar coragem.
Sobre a sopa eu tento as vezes, mas tb enjôo fácil. tenho que diversificar senão a RA vai para o espaço.
Muitos beijos e obrigado pelas dicas

Mel Mudanca disse...

Oiii, nossa era tudo que precisava ler..tada desanimada com as minhas caminhadas...mas acho que vou investir mais nisso sim...nao sou muito de AF, mas sei da importancia... adoreii, beijos em vc... e boa quarta.

Nayara disse...

Eu realmente nao tinha visto esta reportagem antes! Durante a semana nao faço caminhada mas faço academia... será q os critérios sao os mesmos para a esteira???
Adorei a postagem!!
Bom resto de semana!

Bru disse...

oi Cassia! tem um selinho pra ti lá no meu blog! beijos

Cristiane disse...

Oi. Que legal qver o seu progresso em tão pouco tempo, parabéns. Ouvir das pessoas, principalmente de quem amamos que estamos ficando magras é mararvilhoso.
Ótimo post, sempre procuro caminhar e a caminhada foi a minha aliada em todo o processo e ainda é. Aprendi a tomar gosto por este esporte e o bom é que não precisamos pagar para fazer, é só botar um bom tenis, roupas adequadas e ir a luta. Predi muitos centimetros na região da barriga, vale a pena mesmo.
bjkas

Liza Barros disse...

Muito boa materia! eu adoro caminhar.Linda brigado pela visita adorei seu comentario, entao sua filhota vai te dar um shortinho de presente?q maravilha, mesmo q q demora nao tem problema o importante é q vc vai sair desfilando um shoprtinho e o maridao vai morrer kkk. Eu vou ver se dou um up no emagrecimentoq do qgeito q estou descontrolada na ra, nao sei se vou poder usar o tal shortinho nao rsrs,enfim...linda um beijao e brigado uma vez mais pelo carinho.boa quinta.

*ANGELA* disse...

oieee
sabe que pra caminhas ate deixei de levar meu filho de onibus pra escola, agora ele vai de patinete e eu andando, assim eu e ele fazemos uma caminhadinha boa..

bj

Giovana disse...

vim retribuir seu carinho no meu blog...bjos

*CAMILA* disse...

caminhar é bom demais!!! obrigadinha pela visita!!!já te sigo!!!

Lopez!!! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lopez!!! disse...

kakakaka Ca.. é verdade preciso pedir desculpas e vou fazer isso assim que chega em casa... quanto a caminhada, o meu professor da academia sempre fala..quando não poder fazer nada.. caminhe.. e ta ai a comprovação.. Quanto a sua menina vc me lembrou uma coisa muito engraçada.. meu filho é magrelo daqueles magros de a gente ver a costela rsrs... um dia ele brincando mostrando as costelas dele para mim, ai eu disse.. eu também tenho.. ele me disse..mas não aprece.. o que aconteceu com suas costelas.. vc é aleijada rsrs.. eu disse não filho a mamãe é gorda mesmo... Outro dia eu estava com uma camisetinha curta e ele ficou reparando.. Depois virou pra mim e disse.. "É mesmo mamãe suas costelas estão começado a aparecer.. vc não era aleijada não.. era gorda.. só isso.. rsrsrs.. olha a cabecinha dele... ai ai.. viu. filhos.. bjs amiga e até mais

Monica Ferrà disse...

Preciso com urgência começar a caminhar.Estou precisando sair da mesmice e correr atrás do prejuizo.
Tem selinho pra você lá no meu cantinho..passa lá.
bjus