terça-feira, 5 de abril de 2011

COMO MONTAR UMA REFEIÇÃO CORRETA.

Sempre andei em busca de como me alimentar de forma correta, mas sem ir a uma nutricionista, me restava ler muito sobre o assunto. E não era raro dar de cara com dietas malucas que levam ao fracasso na tentativa de perder peso,digo isso porque já fiz muitas dessa dietas. Receita milagrosa já sabemos que não existe. Quem deseja viver mais e melhor tem que apostar no tripé atividade física, alimentação equilibrada e muita paciência. Então, com o meu blog tenho procurado colocar postagens, que de alguma maneira passe orientações que são necessárias no processo da perda de peso. Hoje eu li uma matéria que muito me interessou, uma orientação nutricional que vai me ajudar muito, na minha reeducação alimenta. E vou dividir com vocês.
As refeições principais (como almoço e jantar) devem ser realizadas diariamente, nunca "puladas", elas são muito importantes por fornecerem certos nutrientes ao organismo, nutrientes esses provenientes de alimentos típicos dessas refeições, como hortaliças, leguminosas e carnes.
Uma refeição principal como ALMOÇO e JANTAR, deve conter:
  • 1 HORTALIÇA CRUA: verduras de folhas, tomate,
    abobrinha com casca
    acelga
    agrião
    alface crespa
    alface lisa 
  • brócolis                                          
    cenoura
    couve
    espinafre
    pepino
    pimentão verde
    rabanete
    repolho
  • beringela
  • 1HORTALIÇA COZIDA:
    abobrinha com casca
    beterraba
    cenoura cozida
    chuchu
    couve flor
  • macaxeira e etc.
1 CEREAL: arroz integral de preferência, massa, batata a doce é mais recomendada para que esta de dieta,macarrão integral.etc
  • 1 LEGUMINOSA: feijão, ervilha, grão de bico, soja ,lentilha,fava,amendoim etc.
  • 1 CARNE: ave, peixe, carne, etc;
  • 1 FRUTA: maçã, banana, pêra ou qualquer outra de sua preferência..
Para os lanches intermediários , pode se optar pelos alimentos mais práticos como:
  • Bolachas, torradas e frutas, como maçã, banana, pêra, pêssego, por exemplo.
  • Sucos prontos, iogurtes, extrato de soja (ou leite de soja), leites fermentados, entre outros para as bebidas.
.
Mudar hábitos não é tarefa fácil,mas é possivel.È um processo de reeducação e deve ser encarado dessa maneira,com erros,acertos,deslizes,recaídas,etapas vencidas e tudo mais que será necessário nesse processo.
Tudo em busca da saúde do corpo e da mente[Mens sana in corpore sano].
Lembre-se tudo ao seu tempo!
               PARA TODOS BOM  APETITI, NA PROXIMA REFEIÇÃO.

Nenhum comentário: